segunda-feira, 27 de outubro de 2025

 


“LER FORA DA ESCOLA”

 

A equipa de professores que dinamiza a Biblioteca Escolar/Mediateca tem muito gosto em partilhar algumas sugestões, recolhidas na plataforma do Projeto LER, de como, em Casa e em Família, se podem melhorar os hábitos de leitura de crianças e jovens. Refira-se que a escola não está inscrita neste projeto, mas o mesmo contém alguns pressupostos e atividades que julgamos irem ao encontro do apelo que todos devemos fazer no sentido de se adotarem e/ou melhorarem hábitos de leitura generalizados.

Acrescente-se que este projeto é uma iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo, que desenvolve e apoia projetos no âmbito da educação, procurando assim contribuir para a melhoria do sistema educativo português. Considerando a relevância das competências de leitura e escrita para o desenvolvimento pessoal, aquisição de conhecimento, criação e fruição culturais, bem como o seu papel essencial na participação democrática e desenvolvimento social, a Fundação Belmiro de Azevedo desenvolveu o Projeto LER. (Siga a hiperligação - Ler - Home)

Esta plataforma é o instrumento visível desse projeto, através da qual se pretende contribuir para uma atualização contínua do conhecimento dos docentes, pais e agentes educativos envolvidos no ensino da leitura e escrita. Uma equipa de reputados investigadores participa no desenvolvimento da LER, sistematizando as principais descobertas científicas acerca da aprendizagem da leitura e escrita. A translação do conhecimento científico para recomendações pedagógicas e propostas de recursos faz-se a partir de uma estreita articulação entre os investigadores, autores dos conteúdos da LER, e docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

A LER conta ainda com um conjunto de parceiros estratégicos que em comum com a Fundação Belmiro de Azevedo têm o objetivo de promover uma melhor aprendizagem da leitura e escrita e estimular o hábito de ler e escrever.

            Uma das valências mais interessantes deste projeto é a chamada de atenção que faz à importância do papel das famílias neste cultivo pelo gosto pela leitura e o modo como, em família, de uma forma descontraída, se podem criar momentos de entretenimento e de aprendizagem relevantes para as crianças e jovens. Na página do “Projeto Ler” encontram-se muitas sugestões de atividades de leitura em família, no separador Ler - Fora da Escola. Não obstante algumas delas estarem mais direcionadas para faixas etárias mais precoces (pré-escolar e 1.º ciclo), o facto é que podem igualmente ser desenvolvidas com crianças e jovens de mais idade.

As imagens que se seguem são alguns destes conselhos/recomendações.

Podem também visionar o vídeo que se segue, disponibilizado no Youtube -  Leitura em família.


 















sexta-feira, 24 de outubro de 2025

BIBLIOTECAS FASCINANTES


A página do Facebook da "Rede de Bibliotecas Escolares" (ver em Facebook) destacou ontem um site, onde constam algumas das melhores bibliotecas do mundo, algumas delas verdadeiras obras de arte. Como denominador comum, encerram o mundo fascinante dos livros que está ao dispor de todos.

SEGUE ESTE LINK PARA DESCOBIR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO150 Libraries you need to visit before you die: book review | Wallpaper*

terça-feira, 14 de outubro de 2025

EXPOSIÇÃO: "CADAVRE EXQUIS"

    Está patente na BE/Mediateca, desde o dia 30 de setembro, uma exposição de trabalhos, realizados pelas turmas A, B, C e D do 5.º ano e pelo 6.º B, sob a orientação dos seus professores de Educação Visual e Educação Tecnológica. A técnica utilizada é a do "Cadavre Exquis" (ver explicação na foto abaixo). 

 Divulgação da 44.ª Edição do 

Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro 



Conforme edições anteriores, a Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro responsável e promotora do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro leva a efeito mais uma edição do referido Prémio Literário (44.ª Edição).

Neste evento, os jovens são desafiados a mostrar a sua qualidade literária, promovendo-se a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

Esta iniciativa é destinada aos jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas, a jovens portugueses residentes no estrangeiro e a jovens PALOP, nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-25 anos (Escalão B).

Na presente edição os géneros a concurso são o conto e o relato de viagem.

O regulamento do concurso encontra-se disponível na página eletrónica da Associação, em https://premioferreiradecastro.wordpress.com, e no placard da BE/Mediateca 

Conforme edições anteriores, os jovens têm também oportunidade de submeter o(s) seu(s) trabalhos através do seguinte link: https://forms.gle/eDqJW6wYmewgZvNE8.         

Quaisquer esclarecimentos poderão ser solicitados para o endereço eletrónico: apnljfc@esfcastro.pt