BOAS-VINDAS A UM NOVO ANO LETIVO!
É com grande satisfação que a Equipa da Biblioteca Escolar/Mediateca para este ano letivo de 2024-2025 volta a este espaço, que pretende continuar a ser um local de partilha de atividades, de saberes; um ponto de encontro de quem valoriza a leitura como fonte inesgotável de prazer e de conhecimento e encontra nos livros, muitas vezes, um amigo.
Após três anos a funcionar numa pequena sala, devido às obras de requalificação da escola, a nossa biblioteca volta a ser um local condigno e acolhedor para receber todos os que nos procurarem. Neste sentido, estamos a organizar o nosso Plano de Atividades (PABE) em função do nosso desejo de que a comunidade escolar volte à companhia dos livros de uma forma mais assídua e entusiasta.
Neste momento, ainda não disponibilizamos muitas fotografias do espaço, porque este ainda está em fase de organização, uma vez que falta colocar muitos livros nas estantes. Quando estiver tudo pronto, daremos notícias!
Em primeiro lugar, deixamos aqui para consulta o Guia do Utilizador em QRCode. Recordamos que à entrada da Biblioteca estas informações estão afixadas e há também uma versão em panfleto que poderão levar consigo.
Em segundo lugar, queremos aproveitar para recordar que o mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, como tal, a equipa da BE/Mediateca está a elaborar o seu programa de atividades para se aliar a esta comemoração. Dele fazem parte a atividade "Todos a Ler!", a realizar no dia 28 de outubro, às 10h25; a criação do Clube de Leitores "(Re)Canto da Leitura"; pequenas exposições alusivas ao mote da comemoração - "A ligar comunidades" -, bem como a leitura e ilustração do conto "Bibliotecas" de Valter Hugo Mãe, por parte das turmas do 9.º ano.
A seguir apresentamos algumas fotografias da exposição "Leituras Multilingues", da atividade "Envia um postal à tua biblioteca" e do nosso colorido expositor, onde colocaremos as informações mais importantes e atuais. Em relação à exposição "Leituras Multilingues", salientamos o facto de estarem expostas obras bilingues (Português e Inglês), um livro em Braille, outro sobre a Língua Gestual (recorde-se que a nossa escola é a escola de referência para alunos surdos) e um livro em Português do Brasil, Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, uma obra encantadora da literatura universal e que nos cativa de uma forma especial enquanto falantes do Português de Portugal.
Brevemente voltaremos com mais novidades!