No dia 24 de novembro, a EB1/JI Eng.º José Cordeiro teve o prazer de receber a escritora Sónia Sousa que apresentou o seu livro A Menina que Desenhava Corações, através de uma leitura encenada. Foi uma tarde fantástica, muito animada, onde também aprendemos a importância de um abraço e da magia do aconchego, a importância de criar raízes fortes, a importância de semear, regar e cuidar da natureza.
Este é o blogue da Biblioteca Escolar/Mediateca da EBI de Arrifes e, como tal, pretende assinalar as atividades que são dinamizadas neste espaço, numa perspetiva de abertura à comunidade escolar e de interação entre os seus vários elementos.
domingo, 27 de novembro de 2022
Sessão de apresentação/dramatização da obra A MENINA QUE DESENHAVA CORAÇÕES
O Núcleo escolar agradece a iniciativa da Biblioteca Escolar da EBI de Arrifes, através da professora Catarina Sardinha, e à Junta de Freguesia de Arrifes que financiou o evento.
Obrigada por ajudarem a criar na escola uma atividade que, para além de lúdica, foi muito educativa.
Maria Margarida Almeida
(Coordenadora da EB1/JI Eng.º José Cordeiro)
quinta-feira, 4 de agosto de 2022
Projeto "Todos Juntos Podemos Ler": pela equidade e inclusão em contexto escolar
No dia 2 de junho, pelas 10h30m, a turma Pré B do núcleo escolar Cardeal Humberto de Medeiros da EBI de Arrifes apresentou o seu projeto anual "Todos Juntos Podemos Ler".
Esta atividade, da responsabilidade da Educadora Ana Cristina Sequeira, titular da turma, seria idealmente apresentada na Biblioteca Escolar da EBI de Arrifes, se as condições físicas assim o permitissem. Recorde-se que atualmente a Biblioteca está a funcionar num anexo do Ginásio, devido às obras de remodelação da escola. Em representação da Biblioteca esteve a professora Alda Mestre, por incompatibilidade de serviço da Coordenadora deste espaço.
Visando vários temas, como as estações do ano, as profissões, os animais, a igualdade de género e a interculturalidade, esta atividade teve por base várias histórias de vários autores, trabalhadas com as crianças anteriormente.
A Educadora fez a contextualização dos recursos bilingues construídos pela turma e seguidamente foi apresentada, em PowerPoint, a história construída pelas crianças da Pré B, que apresentaram os materiais construídos. As áreas de conteúdo envolvidas são: Formação Pessoal e Social, Expressões e Comunicação e Conhecimento do Mundo.
Acrescente-se que, cumprindo os objetivos delineados (construir, proporcionar e divulgar recursos bilingues e inclusivos; disponibilizar os materiais construídos a outras turmas de outros níveis de ensino; partilha de práticas), a Educadora Ana Cristina, em articulação com a Coordenadora da Biblioteca, convidou uma turma DOV da Básica 2,3 (que foi acompanhada pela professora titular da mesma, Ana Cunha, e pela intérprete de Língua Gestual, Vanda Esteves, que apoia habitualmente a turma) para assistir à atividade, pelo facto de, nesta turma do 2.º ciclo, haver uma aluna surda.
Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa, que cativou sem dúvida o seu público, fazendo jus ao propósito de uma cultura inclusiva, em que todos os alunos sejam capazes de partilhar leituras e materiais pedagógicos.
Para mais informações sobre o projeto "Todos Juntos Podemos Ler" (da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares) consulte os sites Todos Juntos Podemos Ler (mec.pt) e O projeto | (azores.gov.pt).
sexta-feira, 11 de março de 2022
Recordando Antoine de Saint-Exupéry...
O Projeto "Clube das Histórias" partilhou esta semana esta imagem/texto.
Consulte o seu site e usufrua também das suas publicações!
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - PLANO NACIONAL DE LEITURA
Recomendamos a consulta do separador "Filosofia para Crianças" da página Web do Plano Nacional de Leitura ( https://www.pnl2027.gov.pt/np4/FPC.html ), onde são sugeridos livros, vídeos, curiosidades diversas, organizações que se dedicam a este tema...
A professora de Português,
Liseta Raposo
“ O que os filósofos e as crianças têm em comum é a capacidade de maravilhar-se com o mundo”
“ Se os porquês são tão naturais para a criança, por que é que a filosofia para crianças se revela um trabalho difícil?”
M. Lipman
Subscrever:
Mensagens (Atom)